Março de 2024 | Ver mais
31 # # # # # #

Notícia | mais notícias

21/09/2020 09:00 | POLÍTICAS PÚBLICAS
Foto da Notícia: Comitiva Pantanal: Presidente da OAB-MT cobra planejamento para próximo período de seca e incêndios

Foto: George Dias ZF Press

imgO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Leonardo Campos acompanhou diligência do Congresso Nacional, em viagem ao Pantanal neste fim de semana. Senadores e deputados federais foram informados sobre as ações de combate aos incêndios, resgates de animais e demandas urgentes para dar continuidade ao trabalho que projeta também, a recuperação do bioma no pós-fogo.

Integrada ao debate, a OAB-MT tem se manifestado desde o primeiro instante sobre a necessidade de intensificar as ações de contenção de fogo, mas essencialmente, da emergência de políticas públicas ambientais que se antecipem.

imgAo lado da presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente da OAB, Ana Barchet, da Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-MT, Gláucia Amaral e da advogada e ex-conselheira federal, Gabriela Novis, Leonardo visitou o Posto de Atendimento a Animais Silvestres (Paeas).

No local, o coordenador da força-tarefa de combate a incêndios florestais no Pantanal, coronel BM Paulo André Barroso, apresentou relatório à comitiva.

Na sequência, os presentes partiram para o Hotel Mato Grosso Pixaim, onde participaram de Audiência Pública do Senado, realizada em formato híbrido. Com apoio de moradores do entorno, Leonardo Campos que possui família e propriedade em Poconé, manifestou-se não só como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – com conhecimento jurídico – mas também, como quem conhece de perto a realidade do homem do campo.

“Todo mundo sabe que é preciso incluir o homem pantaneiro nas discussões sobre o Pantanal. Todo mundo sabe que é preciso políticas públicas para o Pantanal. Mas quais iremos implementar?”.

Acrescentando ao debate, Leonardo aponta soluções.

“O que precisamos fazer? Alterar a legislação. Temos uma lei que estabelece 20 metros de aceiro de cada lado das cercas. Isso é para quem não sabe combater. Precisamos discutir o Manso, o fluxo de água precisa ser planejado para que não cheguemos a agosto, setembro, com os rios e seus afluentes nessa instabilidade e quase seco”, disse.

À Secretaria de Estado de Meio Ambiente, sugere que para realização da limpeza de pastagem o Pantanal precisa ser reconhecido como área  consolidada, para que sejam limpos e assim, não acumulem materiais que “alimentem” as chamas.

“Enfim, esse ano já foi. Mas eu quero ver a programação do Governo Federal e do Governo de Mato Grosso para o próximo ano. Sentar com sindicatos em março, em abril, na vazante, preparar para o próximo agosto, permitindo aceiro. Muitos dos incêndios foram feitos por gente mal-intencionada e não é aceitável que a culpa recaia sobre o pantaneiro que tem faz de tudo para preservar a sua casa”.

imgDurante toda sua fala, Leonardo Campos foi enérgico ao cobrar diálogo. “Todo ano tem, mas esse é o pior de todos os anos. E sempre, só lidam com o problema, quando acontece. Esperamos que não só se pensem em política pública, mas que realmente, as efetivem”.

Integraram a comitiva os senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Jayme Campos (DEM-MT) e Carlos Fávaro (PSD-MT); o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Professor Israel Batista (PV-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT) , Nilto Tatto (PT-SP) , Paulo Teixeira (PT-SP) e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT). Virtualmente, da Audiência Pública, participaram Nelsinho Trad, Simone Tebet, Soraya Thronicke (PSL-MS), Otto Alencar (PSD-BA) e Fabiano Contarato (Rede-ES).

Campanha

A OAB-MT segue em campanha para ajudar o Paeas e voluntários que auxiliam no resgate de animais e combate ao fogo, que estão arrecadando alimentos, medicamentos e equipamentos médico-veterinários.

Saiba como ajudar:

Confira a lista de produtos no site do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) e faça sua doação: clique aqui

Participe da vaquinha Pantanal em Chamas (doações em dinheiro): clique aqui

Doe alimentos – É o Bicho MT: (65) 99964-8889 - Jenifer