OAB-MT saúda diretoria eleita para o próximo biênio no TJMT

26/11/2020 17:00 | 2021/2022
Foto da Notícia: OAB-MT saúda diretoria eleita para o próximo biênio no TJMT

Foto: Divulgação TJ MT

imgA Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) saúda a nova diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), eleita na tarde desta quinta-feira (26) pelo Pleno da instituição.

Com 15 votos, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, foi escolhida pelos desembargadores para comandar o Poder Judiciário pelo próximo biênio, ao lado da vice-presidente Maria Aparecida Ribeiro e do corregedor José Zuquin Nogueira.

Esta é a segunda vez na história da instituição que uma mulher é eleita como presidente. A primeira foi a desembargadora Shelma Lombardi, que assumiu a gestão entre 1991 e 1993.

O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, externou os cumprimentos do Conselho Seccional e destacou a estrita e republicana relação mantida entre o Tribunal e a entidade.

“A OAB-MT sente-se lisonjeada por ter uma desembargadora do Quinto Constitucional comandando a instituição. Isto, com certeza, manterá e ampliará ainda mais o diálogo em prol da prestação jurisdicional, da advocacia e da sociedade. Fazemos votos para que as instituições continuem, lado a lado, no caminho para a efetiva prestação da Justiça. Sendo assim, colocamos a OAB-MT a inteira disposição do Tribunal. ”

Ele também saudou o atual corregedor da instituição, o desembargador Luiz Ferreira, segundo colocado na eleição para presidência do TJ-MT. “Com muita alegria soubemos que dois representantes do Quinto Constitucional, oriundos desta Casa, participariam do pleito. Parabenizo a Luiz por sua participação e por sua atuação na Corregedoria do Órgão. ”

Ele ainda cumprimenta a atual gestão, presidida pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha e reafirma a importância do trabalho prestado pelas entidades e da cooperação entre elas. Os desembargadores eleitos tomam posse no dia 18 de dezembro e assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2021.

A Presidente

Maria Helena Gargaglione Póvoas chegou ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso há 15 anos, como desembargadora, depois de 28 anos de advocacia. Ela foi a primeira mulher a tomar posse em vaga destinada ao Quinto Constitucional pela OAB-MT.

Antes, foi a primeira mulher a presidir a Ordem, além de ter sido vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Atualmente faz parte da gestão do TJ-MT, ocupando a vice-presidência.

De família cuiabana é filha do advogado, historiador, professor e político Lenine de Campos Póvoas.  Além de advogar, militou na OAB, primeiro como conselheira de 1989 a 1991 e depois como presidente no biênio 1993/1995 e no triênio 1995/1997.