|
O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, e a presidente da Comissão de Direito do Trabalho (CDT), Cláudia Aquino de Oliveira, estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (7 de maio) no Ato Público Trabalho Seguro nas obras do estádio Arena Pantanal, em Cuiabá. O evento foi organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT). |
Este é o terceiro ato realizado nos estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, com o objetivo de alertar patrões, trabalhadores e a população para a necessidade da prevenção de acidentes, principalmente na construção civil, setor que tem os maiores índices de acidentes fatais no país. O primeiro foi realizado nas obras da reforma do Maracanã, no Rio de Janeiro e, o segundo, na Arena das Dunas, em Natal.
|
|
Além dos representantes da OAB/MT, participaram do ato cerca de 700 trabalhadores da obra, o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen; o presidente do TRT/MT, Tarcísio Valente, dentre outras autoridades.
As atividades começaram às 8h com um café da manhã para os trabalhadores e demais participantes, seguido de apresentação de shows com artistas e comediantes locais, vídeos de conscientização da importância da prevenção e a fala de autoridades ressaltando a necessidade de cada um fazer a sua parte para reduzir o número crescente de mortes e lesões decorrentes de acidentes de trabalho.
Índice – Mato Grosso figura como o Estado com o maior índice de óbitos relacionados ao ambiente de trabalho por número de habitante. São registradas anualmente 20 mortes para cada 100 mil habitantes. Atento a essa questão, foi instituído no início de abril o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região (Getrin 23), integrado à Rede Nacional de Prevenção, do qual a OAB/MT, por meio da CDT, é integrante.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt