O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, enviou na última terça-feira (29 de maio) ao Conselho Federal da OAB o relatório contendo as reivindicações dos advogados públicos federais, os quais pleiteiam melhores condições de trabalho e valorização da carreira em Cuiabá. Nesse mesmo dia, pela manhã, houve manifestação dos advogados no prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na capital.
“Enviamos os documentos recebidos pelos advogados públicos federais ao presidente da OAB nacional, Ophir Cavalcante, para que tenha conhecimento dos fatos relatados por estes profissionais e que, como nós, apoie o movimento em prol da valorização dos procuradores. Em nossa visita à sede da Procuradoria Federal em Mato Grosso pudemos ouvir as reclamações dos advogados e também constatamos que realmente a situação é crítica quanto ao local onde desempenham suas funções”, informou Cláudio Stábile Ribeiro.
De acordo com o presidente da OAB/MT, o próximo passo é aguardar o agendamento da reunião com o Advogado-Geral da União em Brasília-DF para seguir em frente nesta luta permanente pela valorização da advocacia pública.
Entenda o caso – Na última terça-feira, advogados públicos federais se reuniram no prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Cuiabá, e fizeram manifestação requerendo mais valorização da carreira e melhorias no ambiente de trabalho.
Dentre os pedidos estão criar carreiras de apoio objetivando mais celeridade e eficiência aos trâmites operacionais, realizando-se os concursos públicos necessários à esse provimento; prover todo o quadro de advogados da União, procuradores federais e procuradores da Fazenda Nacional, para que o efetivo jurídico seja mais compatível com a demanda de trabalho; dotar a AGU e suas procuradorias de estrutura organizacional moderna e funcional, de modo a maximizar e otimizar a sua capacidade de atuação institucional; modernizar as instalações e funcionalidades técnicas dos sistemas de informática para tornar mais racional, ágil e eficiente o trabalho do advogado público, dentre outros.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt