Beneficiários do Instituto Nacional da Previdência Social (INSS) em Rondonópolis estão sendo tratados pelos seus peritos de forma indigna, “como se fôssemos ‘vagabundos’, pedindo esmolas”. Denúncia nesse sentido foi encaminhada à Comissão dos Direitos Humanos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, como forma de “pedido de socorro”, pela bancária Nucy da Rocha Sona, que acusa o perito Marcelo Vieira de Lima de tê-la destratado e a atacado psicologicamente, quando ela foi se submeter a uma nova perícia no dia 26 de junho deste ano. A bancária decidiu recorrer à CDH da OAB, porque, conforme afirma, foi tratada com descaso ao denunciar o perito ao Conselho Regional de Medicina, a Ouvidoria do INSS e ao supervisor de Perícias em Rondonópolis, Mário Perrone.
Segundo Nucy, ela fez perícias no INSS de Rondonópolis, onde mora e trabalha, de março a novembro de 2001. Liberada para voltar ao trabalho, teve a doença agravada, entrou de licença de novo e desde março de 2004 passa por perícias. Inconformada com a atitude do médico Marcelo de Lima quando ela foi realizar a perícia marcada para no mês de junho, Nucy decidiu denunciar o tratamento indigno que os beneficiários do INSS em Rondonópolis estão recebendo dos peritos. Sobre as denúncias que fez, as informações que lhe foram repassadas até agora é que o CRM abriu sindicância para apurar o caso, enquanto a Ouvidoria informou apenas que lhe foi concedida uma prorrogação de licença por 90 dias, ignorando totalmente o relato da beneficiária.
Conforme depoimento da denunciante, no dia 29 de setembro, quando compareceu ao INSS para ser submetida a nova perícia, Nucy foi informada por uma servidora, a mando do médico Mário Perrone, que por problemas éticos e técnicos os peritos de Rondonópolis não poderiam atendê-la mais e que ela deveria se dirigir a Cuiabá para resolver o problema. Foi lhe informado também na ocasião que por causa de sua reclamação, o perito Marcelo de Lima não estava trabalhando. Mas ela nega essa versão e garante que o perito continua trabalhando, sim. Diante da negativa de atendimento, ela teve que vir a Cuiabá para ser submetida à perícia.
A Assessoria de Imprensa da OAB tentou ouvir o perito, mas não conseguiu. Na primeira tentativa, ele se negou a informar seu nome completo, sob a alegação que pelo telefone não sabia com quem estava falando. No dia seguinte, foi feita nova tentativa de contato no seu local de trabalho, mas a informação transmitida por uma vacilante servidora do INSS é que o perito Marcelo de Lima tinha ido embora duas horas antes do fim do seu horário de trabalho, no período da manhã. À tarde a agência do INSS de Rondonópolis funciona, mas não atende ao público. E ninguém atende ao telefone.
De posse das denúncias de Nucy, a presidenta da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, Betsey Polistchuck de Miranda, encaminhou expediente à Superintendência do INSS em Mato Grosso, anexando depoimento da beneficiária narrando todos os fatos ocorridos durante a perícia, inclusive abuso e desrespeito, envolvendo o médico Marcelo de Lima. Betsey de Miranda espera que diante da gravidade das denúncias de Nucy a direção do INSS em Mato Grosso tome as medidas cabíveis para evitar a repetição de fatos como os ocorridos em Rondonópolis.