O Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá realiza, na próxima segunda-feira, dia 10, uma audiência com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves, para discutir pontos considerados fundamentais para acelerar o avanço dos trilhos da Ferrovia Senador Vuolo em direção à Capital. A Valec é uma sociedade anônima controlada pela União e supervisionada pelo Ministério dos Transportes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, participará da reunião e fará o painel relacionado ao aditivo de contrato de concessão que define prazo para a chegada da ferrovia até Cuiabá.
Também vão ser discutidas a criação de uma agência reguladora do preço do frete e a inserção do trecho Cuiabá-Rondonópolis no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em território mato-grossense, hoje, os trilhos estão em Alto Araguaia (415 km ao Sul da Capital), onde há um terminal graneleiro. Os três painéis programados para a audiência acontecerão no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, a partir de 14 horas.
Na avaliação do presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, a sinalização de investimentos por parte do Governo Federal para a conclusão do trecho da ferrovia até Cuiabá é fator fundamental para se concluir a engenharia financeira necessária para a seqüência das obras. A luta pela chegada dos trilhos a Cuiabá é permanente. E a realização dessa audiência, sem dúvida, é mais um passo concreto do Fórum- afirmou.