Conhecendo a Defensoria é o tema da palestra que será realizada na próxima quarta-feira (27), às 9h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso. O evento é uma realização da OAB e da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (AMDEP). "A proposta é esclarecer à sociedade a importância do defensor público na administração de uma justiça igualitária", afirmou o presidente da OAB, Francisco Faiad. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede da Ordem.
De acordo com informações da presidente da AMDEP, Helyodora Carolyne Almeida Rotine, atualmente são 74 defensores públicos em Mato Grosso. Com a realização do concurso público, a expectativa para 2007 é que esse número chegue a 160 defensores públicos. "Nossa meta também é instalar 32 novas defensorias no Estado", disse a presidente.
A importância de atuação do defensor público é enfatizada pelos números de atendimento em todo Mato Grosso. De janeiro a julho de 2006, foram 27.108 atendimentos na área cível, 7.376 atendimentos na área criminal, 6.924 na propositura de inicial e na área de infância e juventude foram 341 atendimentos. "Os defensores públicos representam alívio demanda sobre as prefeituras" disse Helyodora Carolyne.