A presidente da Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Seccional Mato Grosso, Rosarinha Bastos participou na última sexta-feira (12), de uma reunião com os representantes do Centro de Organização de Defesa da Criança e do Adolescente (Codca). Na pauta do encontro, a visita in loco da Comissão da OAB/MT, na Coordenadoria de Unidade de Internação Masculina/Feminina e ao Centro Acautelatório (Centro Sócio-Educativo-Complexo Pomeri), no dia 15 de março de 2006.
Dessa ação de inspeção e vistoria nas unidades de internação para adolescentes em todo Brasil, desencadeada pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, através da Ordem dos Advogados do Brasil (Nacional) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP), foi produzido um relatório apontando todas as deficiências do Complexo Pomeri. "Face às outras visitas, apenas a alimentação mudou (para melhor), de resto continua da mesma forma, em total irregularidade", afirmou a presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT, Rosarinha Bastos.
A proposta da Codca junto a OAB é instaurar ações indenizatórias para as famílias dos oito adolescentes que vieram a falecer entre os anos de 2002 a 2004. "Temos conhecimento de que muitas dessas mortes são decorrentes da falta de estrutura do Pomeri", afirmou o representante do Codca, Carlos Alberto Caetano.
A presidente da Comissão da OAB/MT propôs aos representantes do Centro de Organização uma visita in loco pelos membros do Codca, ao Complexo Pomeri, para que possam realizar um trabalho em conjunto, a partir das problemáticas encontradas.