Os presidentes de subseções da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso vão se debruçar, até sábado, data do encerramento do Colégio de Presidentes, a debater um assunto que está dominando as discussões dentro da classe: o empobrecimento do advogado. A base dos debates será a campanha de valorização da advocacia que a Seccional do Estado vai lançar no dia 19 de maio. "Temos que lutar todo o tempo para evitar que sejamos atropelados em nossas atividades" exortou Francisco Faiad, presidente da OAB, durante discurso na abertura do evento, na sede da subseção de Sinop.
A campanha denominada "Advogado, da Justiça tu és a clava forte" pretende promover uma ampla conscientização da própria classe e estender, através de debates, à toda sociedade, a importância do profissional da advocacia. "Queremos colocar na prática o que está assegurado na Constituição Federal, qual seja, a indispensabilidade do advogado para a administração da Justiça" frisou Faiad, ao destacar a preocupação com os rumos que temas como a necessidade de por fim a morosidade da Justiça vem atropelando os interesses diretos dos cidadãos, através da sucessão de direitos.
Faiad adiantou que o objetivo da OAB é o de promover o lançamento da campanha em todo Estado, no mesmo horário. "Vamos buscar o apoio do nosso histórico parceiro, que é a imprensa, com quem sempre estivemos junto na luta pelas liberdades democráticas" acentuou. A idéia é que as 16 horas do dia 19 todos os advogados do Estado estejam mobilizados, usando botons da campanha, com adesivo em seus veículos, apontando o lema da campanha. "A nossa carteira vermelha é o trunfo da nossa liberdade" discursou.
Além da campanha, o Colégio de Presidentes da OAB estará discutindo ainda a questão das prerrogativas. Segundo Faiad, nenhuma valorização da advocacia pode subsistir à violação dos direitos da classe. Uma cartilha mostrando como os advogados devem se proceder perante magistrados e promotores, bem como perante às autoridades policiais e judiciárias, será mostrada e debatida. A cartilha também será instrumento da campanha de valorização da classe.