Entidades da sociedade civil organizada como a Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), o Conselho Regional de Contabilidade (CRM/MT), o Fórum de Empresários de Mato Grosso (Foremat) e demais organizações não-governamentais compõem o Fórum de Controle Social (Focos), que será constituído formalmente no próximo dia 12, com assinatura do Termo de Compromisso. Na oportunidade será realizada a palestra ?Corrupção Causas e Conseqüências?, proferida pelo procurador geral da república, Pedro Taques. O evento acontece na sede da OAB/MT, a partir das 19h.
"O Focos vai fiscalizar e cobrar do poder público a devida aplicação dos recursos evitando a corrupção", afirmou o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad. Ele fez questão de frisar, que este é uma grande passo da sociedade, para banir a corrupção já que vamos presenciar um ano eleitoral.
A grande preocupação das entidades que compõem o Focos é fazer com que ele se torne um instrumento de fiscalização permanente de grande referencia e atuação nos poderes. "Nosso objetivo não é perseguição partidária com nenhum político. Vamos agir continuadamente ano pós ano eleitoral", explicou a representante da ONG Moral, Elda Mariza Valin Fim.
Durante a apresentação do Focos também ministrará palestra, a diretora da Associação dos Moradores de Ribeirão Bonito (Amarribo), do interior do São Paulo, Fernanda Verillo que irá falar da experiência com o "Programa Adote um Município".
"Esse programa consiste no trabalho voluntário de fiscalização de um determinado município cobrando dos representantes públicos, o trabalho legal e transparente", disse Elda Fim. De acordo com ela, Mato Grosso já tem boas experiências com esse projeto. Atualmente os municípios de Cuiabá, Nova Xavantina, Diamantino e Tangará da Serra já desenvolvem o projeto fiscalizando as contas dos seus municípios.
"Essas ações possibilitam que a sociedade tome conta do que de direito é dela", ressaltou o dirigente da OAB.
São parceiros do Focos entidades como o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE/MT), o Fórum de Empresários de Mato Grosso (Foremat), a Ong Moral, o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), a OAB/MT e o CRC/MT. Vale frisar, que o evento no próximo dia 12, estará aberto a toda sociedade.