A aposentadoria dos advogados de Mato Grosso receberá um reforço de peso com a adesão da OABPREV, sistema de previdência privada considerada mais segura do país. A afirmação é do presidente da Caixa de Assistência da OAB-MT, João Scaravelli, que anunciou para o próximo dia 28, o lançamento oficial do plano com a realização de um coquetel, no Salão principal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT), em Cuiabá. O evento terá início às 19h.
Depois que o Ministério da Previdência Social autorizou o funcionamento da OABPREV regularizando a documentação exigida com a transferência da antiga ISAMINAS, os advogados de Mato Grosso terão garantida toda a segurança de um plano complementar às suas aposentadorias. "Temos a garantia de toda a segurança na aplicação dos recursos para o associado", disse o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT), João Scaravelli, que articulou juntamente com o presidente da OBA, Francisco Faiad, a regularização da OABPREV.
Segundo João, a medida facilita o funcionamento do plano em Mato Grosso, como em outros estados onde a OABPREV, está em andamento como Minas Gerais, Espírito Santo e Rondônia com a perspectiva de se expandir para todo o Brasil será implantada. De acordo com João Scaravelli, atualmente, a previdência atende 120 advogados associados e a expectativa é de aumentar para 500 famílias. Para o Interior, a novidade será anunciada durante o Encontro de Colégio de Presidentes da Ordem, em Sinop, no dia 4 de maio.
"Queremos atingir o maior número de adesões até o final do ano. Estamos voltando há 40 anos atrás, quando cada categoria tinha seu próprio fundo de previdência" - avaliou João Vicente.
De acordo com ele, os advogados devem se informar com os delegados de subseções de suas cidades sobre a forma de aderirem ao plano. O objetivo da OABPREV é possibilitar o acesso à complementação da aposentadoria de todos os advogados da Seccional Mato Grosso. Atualmente, cerca de oito institutos de previdência dão assistência aos advogados a um custo super elevado, sem contar com os planos privados bancários, que sugam ao máximo, o dinheiro dos contribuintes. É o caso do HSBC, que cobra taxa de performance, administração e de carregamento, todas embutidas nas propostas de convênios e que não são transparentes com o objetivo de serem revertidas para os bancos.
Dados da OABPrev mostram, que a política econômica do Brasil, não oferece riscos à OABPREV. O que confirma a adesão dos advogados de Minas Gerais, onde a OABPrev tem 6,7 mil associados. Ainda de acordo com os números, o fundo totaliza 18 mil associados no Brasil existentes em 15 estados.
Durante as explicações sobre a OABPREV, a Caixa de Assistência irá lançar o livro Código Penal 1ª edição e a 2ª edição do Código Civil, somando a confecção da 4ª obra da CAAMT que tem ainda, a Agenda dos Advogados e o Estatuto da OAB-MT.