PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 13ª SUBSEÇÃO DE POXORÉO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Janeiro de 2025 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 #

Notícia | mais notícias

"Plantão" da OAB colhe críticas e sugestões para a Justiça

29/03/2005 19:43 | Representantes

    Dirigentes, conselheiros e representantes das comissões temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deram início nesta terça-feira, na sede do Fórum Cível de Cuiabá, na Avenida Rubens de Mendonça, ao projeto "Plantão", que tem como finalidade colher denúncias, receber críticas e sugestões para o melhor funcionamento do Poder Judiciário no Estado. No ?Plantão? os advogados também encaminham discussões sobre assuntos de interesse da classe junto a própria OAB. O trabalho será realizado uma a cada semana. 

    E no primeiro dia um grave problema foi detectado pela equipe: o funcionamento da agência do Banco do Brasil. No local, existe apenas um caixa para fazer o atendimento dos profissionais do Direito, estagiários e partes. Segundo denúncia recebida pelo "Plantão", em média o usuário permanece em torno de 45 minutos. "Isso é uma afronta ao cidadão, ao profissional advogado, enfim, a sociedade" criticou o presidente da OAB, Francisco Faiad, presente no primeiro "Plantão".    

    Além desse problema, o ?Plantão? recebeu críticas relacionadas ao funcionamento da 3ª Vara da Família. Segundo funcionários, por ordem verbal, advogados não podem tirar cópia do processo. Isso só pode acontecer mediante pedido formulado por escrito nos autos. "É uma decisão arbitrária e que será levada ao conhecimento do Poder Judiciário. Até porque não há nada escrito" afirmou a advogada Luciana Serafim, secretária-adjunta da OAB e uma das coordenadoras do projeto.

    Na 1ª Vara de Família, por sua vez, há falta de funcionários para atender aos usuários da Justiça. Em média o advogado ou estagiário gasta até 30 minutos para ser atendido pelo fato de haver apenas um servidor para o chamado "atendimento de balcão".

    Além dos dirigentes da OAB, participaram do primeiro projeto "Plantão" os conselheiros Dinara de Arruda Oliveira, Daniel Paulo Maia Teixeira, Marden Tortorelli e José do Patrocínio; os integrantes da Caixa de Assistência dos Advogados, João Vicente Scaravelli, Rui Medeiros e Eduarti Matos Fraga; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, Mananciel José da Fonseca; e representantes das comissões de Meio Ambiente e do Jovem Advogado.


WhatsApp