O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, telefonou hoje (26) cedo ao presidente da Ordem dos Advogados da Palestina, Hatim Abu Khalil, pedindo a ajuda do colega nas gestões para tentar a libertação do engenheiro brasileiro seqüestrado semana passada no Iraque, João José Vasconcellos Jr. Funcionário da construtora Norberto Odebrecht, o engenheiro foi sequestrado na quarta-feira passada (19) em Beiji, ao norte de Bagdá, capital iraquiana.
No contato telefônico, o presidente da entidade dos advogados palestinos, cuja sede fica na Cisjordânia, informou a Busato que estava a par do ocorrido com o engenheiro brasileiro e se colocou à disposição da OAB e das autoridades brasileiras para ajudar nas negociações. Abu Khalil disse a Busato que tem boas relações com os dirigentes da Ordem dos Advogados do Iraque e que pedirá a participação da entidade iraquiana nas gestões para pôr fim ao sequestro do funcionário da Odebrecht.
O presidente da OAB conheceu o colega da entidade congênere da Palestina em setembro do ano passado, quando participaram em Londres da abertura do ano judiciário inglês. Roberto Busato agradeceu a disposição expressa por Hatim Abu Khalil em ajudar nas negociações para a libertação do brasileiro e disse que aguarda contatos sobre as conversas com a entidade dos advogados iraquianos.
O engenheiro João José Vasconcellos foi sequestrado durante uma emboscada em Beiji, quando morreram um britânico e um iraquiano de uma empresa de segurança inglesa que trabalhava para a construtora brasileira. Só no final de semana o grupo rebelde Esquadrões Al Mujahidin assumiu a autoria do sequestro.