O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidiu nesta quinta-feira sobre a promoção de oito juízes de entrância especial para ocupar as novas vagas de desembargador, abertas com aprovação de emenda constitucional pela Assembleia Legislativa. A sessão foi fechada, mas não teve maiores discussões. Dos oito, de acordo com o que determina a lei, quatro juízes foram promovidos por merecimento e outros quatro por antiguidade.
Os novos desembargadores são: Díocles de Figueiredo, Juracy Persiani, Omar Rodrigues, Márcio Vidal, José Luís de Carvalho, Evandro Stábile, Sebastião Moraes e Rui Ramos. A posse dos novos juízes no cargo de desembargador ainda não está definida. O ato será definido posteriormente pela direção do Tribunal de Justiça.
As outras duas vagas sairão do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Estadual. O presidente da OAB, Francisco Faiad, confirmou que o Conselho Seccional da OAB deverá definir nesta sexta-feira os critérios que vão nortear a escolha dos nomes que integrarão a lista sêxtupla. Essa lista, de acordo com a Constituição, seguirá para o Tribunal de Justiça que, em sessão reservada, transformará em lista tríplice. A lista com os três nomes segue, posteriormente, para o governador do Estado, a quem caberá a indicação de um nome. Esse mesmo procedimento acontecerá na definição do quinto do Ministério Público.